SOMOS ECONOMIA CRIATIVA

Somos o GSEC – Grupo Setorial de Economia Criativa. Um dos grupos setoriais da Associação das Empresas de Pequeno Porte da Região Nordeste do RS – MICROEMPA. Atualmente o nosso grupo é formado por empresas de diversos segmentos, mas com um objetivo em comum: Aprender e disseminar a cultura da Economia criativa para gerar e valor e desenvolvimento para nossas empresas e para a região.

QUANDO COMEÇAMOS?

O Grupo de Economia Criativa iniciou as atividades em 02 de Abril de 2014 e tem por objetivo reunir empresas de diversos segmentos em busca de oportunidades e crescimento através de capacitações, missões nacionais, fóruns, visitas técnicas, reuniões de planejamento, missões nacionais  e internacionais, eventos , feiras e Network.

mas O QUE É ECONOMIA CRIATIVA?

A economia criativa usa o que o ser humano tem de sua experiência e que é insubstituível: suas ideias, seu talento, sua criatividade. Em qualquer área de trabalho, essas qualidades são muito relevantes para gerar novas oportunidades. 
A criatividade nada mais é do que a capacidade de gerar novas ideias. Há também o aspecto gerado por problemas e situações críticas, na qual ela se apresenta na forma de soluções. Pode ainda ser identificada como um processo de discernimento da realidade, com relação a si mesmo e a sociedade.

A ECONOMIA CRIATIVA ABRANGE TODO O AMBIENTE DE NEGÓCIOS QUE EXISTE EM TORNO DA INDÚSTRIA CRIATIVA, AQUELA BASEADA EM BENS E SERVIÇOS CRIATIVOS.

setores da economia criativa

No Brasil, são considerados 20 setores dentro da economia criativa: artes cênicas, música, artes visuais, literatura e mercado editorial, audiovisual, animação, games, software aplicado à economia criativa, publicidade, rádio, TV, moda, arquitetura, design, gastronomia, cultura popular, artesanato, entretenimento, eventos e turismo cultural.

Realizamos diversas ações com o objetivo de aprofundar o nosso conhecimento e colocá-lo em prática em nossas empresas

nossas missões

O time mais criativo do Brasil participou de missões técnicas internacionais. Integrantes do nosso grupo estiveram nos Estados Unidos, Portugal, Holanda e Inglaterra. Participamos de workshops, e visitas à feiras, museus, centros comerciais, indústrias e hubs de tecnologia e economia criativa.

VER MAIS

Economia criativa é o equivalente a 2,61% do PIB nacional. foram R$171,5 bilhões movimentados no período da pandemia em 2020. "FONTE: FIRJAN"

FÓRUM ESTADUAL DE ECONOMIA CRIATIVA

Promovemos anualmente o Fórum Estadual de Economia Criativa. a partir de 2021 o evento passará a se chamar "EC FEST".  O objetivo do evento está centrado na formação e qualificação de público e capital intelectual para a Economia Criativa (EC).
O evento consegue reunir públicos mistos. integrando a comunidade local, bem como permitindo que uma vitrine se abra para o mundo sobre o que é a EC e o que Caxias do Sul, como um polo, pode oferecer ao mundo. Esse evento, é uma oportunidade para o desenvolvimento regional e geração de renda, pois possibilita ainda, o contato entre o artesão e a grande indústria, o curioso e o expert. 

nosso último evento

O 5º Fórum da Economia Criativa aconteceu em 2019, na Universidade de Caxias do Sul (UCS). O evento reuniu uma programação diversificada, com grandes nomes das áreas de empreendedorismo, inovação e criatividade. Foram mais de 50 palestras e workshops ressaltando a importância da Economia Criativa para o desenvolvimento socioeconômico.
O Fórum também reuniu arte, feiras, exposições e apresentações de diferentes setores da Economia Criativa.

O PRÓXIMO EVENTO

Nós crescemos e mudamos. Em 2018, nosso Fórum de Economia Criativa teve a participação de cerca de 250 pessoas. Em 2019, foram 1.800 pessoas.
Teve muito crescimento e aprendizado.

Para celebrar isso tudo repensamos a nossa forma de comunicar o Fórum. No ano de 2021, tivemos o nosso 6º FÓRUM DE ECONOMIA CRIATIVA, que foi no formato 100% online.

NÓS APOIAMOS O COOPERATIVISMO E PROMOVEMOS OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO AOS NOSSOS PARTICIPANTES.

siga AS nossas redes sociais!